Movimento Outubro Rosa: como funciona a mamografia?

0
565

Exame com uma média de duração entre 15 e 20 minutos. O processo é composto pela compressão da mama pelo aparelho de Mamógrafo, pois desta forma, ela se torna uniforme e os tecidos ficam totalmente visíveis. Durante o procedimento são necessárias mudanças de posições das mamas para um exame completo.

Leia também Dicas sobre o Câncer de Mama

Embora seja indolor, o procedimento pode causar certo desconforto, por isso, é de extrema importância que você informe ao técnico se já realizou cirurgias ou biópsias, se tem próteses de silicone, se está grávida ou amamentando. Evitar a realização da mamografia no período menstrual devido ao aumento de sensibilidade nas mamas. Usar roupas simples para facilitar o exame e evitar o uso de antitranspirantes, perfumes, talco e cremes no dia do exame.

Leia também Mamografia: o melhor caminho é a prevenção

A prevenção da doença é diferente do diagnóstico precoce, vale lembrar que a mamografia detecta precocemente uma doença já instalada e a prevenção é importante para não deixarmos a doença aparecer. A forma de prevenir é manter hábitos saudáveis como alimentação de qualidade, realizar atividades físicas regulares, diminuir consumo de álcool, combater sobrepeso e obesidade, ter sono recuperador, momentos de lazer e viver a vida com satisfação.

Leia também Entenda sobre mastologia e sua real importância 

A probabilidade de cura no tratamento quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente supera os 90% e realizar mamografia é dar chance para a vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui