Maio Vermelho – Vamos prevenir e combater o Câncer de Boca

0
201

Maio Vermelho – Precisamos falar de prevenção e combate ao Câncer Bucal.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no Brasil, por ano, são registrados cerca de 15.490 novos casos de câncer bucal. Desse total, 11.140 são em homens e 4.350 em mulheres.

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengiva, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua.

O câncer bucal pode afetar pessoas de ambos os sexos, mas possui maior frequência em homens acima de 40 anos. Os principais fatores de risco estão relacionados a alguns hábitos, como: tabagismo e consumo de álcool.

Traumas crônicos como próteses mal adaptadas e dentes quebrados causam ferimentos nas mucosas e podem favorecer a ação de agentes carcinogênicos, bem como o fumo e o HPV também podem atuar em conjunto.

Os principais sintomas são úlceras nos lábios, manchas brancas, avermelhadas ou enegrecidas nas mucosas da boca, inchaço nos maxilares, dentes que ficam frouxos repentinamente, mau hálito persistente, áreas adormecidas, emagrecimento repentino, nódulos no pescoço, dificuldade de falar, mastigar ou engolir.

Como prevenir? Manter uma boa higiene oral, afastar os fatores de risco, evitar exposição ao sol em horários que ele é mais forte ou fazê-lo com a proteção de chapéu, filtro solar e protetor labial. Ter hábitos saudáveis de alimentação e realizar ao menos uma consulta anual com especialista.

O CEBROM possui uma área especializada para prevenção e tratamento ao Câncer bucal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui