Julho Verde: entenda sobre Câncer de Orofaringe

0
188

O Câncer de Orofaringe não se associa apenas ao hábito do tabaco. Esta doença localizada na boca, língua, palato e faringe está relacionada também com raios solares e com vírus do papiloma humano (HPV). Aparece sobretudo a partir dos 50 anos e à medida que aumenta a expectativa de vida, também se eleva a aparição desta enfermidade que, de maneira geral, é mais comum nos homens e muita gente logo o associa apenas a pessoas fumantes, entretanto, fumantes ou não, todos nós temos a probabilidade de sofrer com essa doença.

Os principais sintomas:

– Pequenas feridas na boca que nunca se curam;
– Aparição de manchas vermelhas ou brancas na língua, gengiva ou canto dos lábios;
– Dor ao mastigar ou engolir;
– Perda de peso.

Como prevenir:

podemos evitar seus desencadeantes, para reduzir sua aparição, tais como:

– O tabaco;
– O álcool;
– O vírus do Papiloma Humano (HPV). O tipo associado com o câncer de garganta (incluindo o câncer de orofaringe) é o VPH16;
– Excesso de luz ultravioleta;
– Má alimentação e sistema imunológico debilitado;
– Enfermidades genéticas como a Anemia de Fanconi.

 

O Diagnóstico

Um médico ou dentista pode encontrar alguns tipos de câncer ou pré-cânceres de cavidade oral e orofaringe durante um exame, observando alterações que sugiram um estágio pré-canceroso, como protuberâncias ou áreas anormais na cabeça, rosto e pescoço, ou, ainda, problemas com vasos e nervos da face e da boca e, também, solicitar exames para a complementação de diagnóstico, como a Laringoscopia e Faringoscopia indireta e a Laringoscopia e Faringoscopia Direta (Flexível).

 

O Tratamento

O principal tratamento para os cânceres da parte posterior da língua, palato mole e as amígdalas é a radioterapia, que visa o tumor e os gânglios linfáticos do pescoço. Se existirem células cancerígenas remanescentes da cirurgia, a radioterapia é administrada junto com quimioterapia.
Como sempre enfatizamos o melhor caminho é a prevenção e qualquer sintoma não deve ser negligenciado. Procure imediatamente um médico especialista.

Entenda um pouco mais sobre câncer de Orofaringe, neste vídeo com nosso especialista em Cabeça e Pescoço

Dr. José Carlos de Oliveira

CRM-GO 5900

Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço 

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sintomas-de-cancer-de-orofaringe-que-voce-deve-conhecer-muito-importante/10238/7/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui