Sistema Imunológico: entenda mais

0
43

O nosso corpo é muito sábio, ele mesmo cuida de nós por meio do nosso sistema imunológico. O sistema imune é de extrema importância para o equilíbrio do nosso organismo. Ele age no combate a infecções virais, bacterianas ou parasitas que tentam invadir nosso organismo externamente ou internamente.

Mas o que é realmente o sistema imunológico?

É uma barreira composta por uma rede de células e órgãos que agem juntos. Formada por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e circulando na corrente sanguínea. É bom saber que as células do sistema imune são produzidas na medula óssea, essa muito importante também para alguns tratamentos de Câncer, mas isso é assunto para outro post.

E qual é a importância dele?

É realmente combater os invasores e quando está saudável consegue te defender de bactérias, vírus. Algumas doenças como as alergias, as doenças autoimunes (Lúpus), o Câncer e as imunodeficiências, ocorrem quando o sistema imunológico tem alguma falha.

Mas como isso acontece?

O corpo humano produz ocasionalmente anticorpos e células T, que são lançadas contra células do nosso próprio corpo, chamados auto anticorpos e que atuam de várias maneiras, por exemplo, se ligando ao pâncreas e levando ao diabetes, aos nervos e músculos ocasionando esclerose múltipla ou às hemácias causando anemia.  Quando estamos com tudo em dia dentro de nós, alimentando e dormindo bem, tendo uma rotina de exercícios físicos saudáveis, nosso sistema detecta essa mutação identificando os “malfeitores estranhos” e iniciam o processo de destruição, ou seja, assim como nossa mente nos permite o desenvolvimento intelectual, o sistema imunológico nos permite o desenvolvimento biológico e físico, em uma estrutura bem simples: reconhecer, mobilizar e atacar.

Leia também essa pesquisa Influência do Emocional sobre o Sistema Imunológico em Pacientes com Câncer versus Coping

Mas como manter meu sistema imunológico em dia?

Cada sistema imune funciona de uma forma, variando de pessoa-a-pessoa, mas aqui vão algumas dicas:

  1. Mantenha hábitos saudáveis: não fume e não use drogas;
  2. Não exagere na ingestão de álcool;
  3. Procure um nutricionista e comece hoje mesmo a ter uma alimentação saudável de acordo com seu organismo;
  4. Prefira gorduras de origem vegetal e consuma fibras diariamente;
  5. Mantenha seu peso ideal;
  6. Pratique exercícios físicos regularmente;
  7. Tome sol de 15 a 20 minutos por dia (até as 10h e depois das 16h), sempre usando filtro solar;
  8. Beba água, hidrate-se;
  9. Mantenha a higiene corporal em dia;
  10. Faça consultas e exames periódicos.

É fundamental manter hábitos saudáveis de alimentação e uma rotina de exercícios físicos e, claro, é imprescindível fazer consultas e exames médicos periódicos, pois a prevenção é sempre o melhor caminho para quem quer ter uma vida boa e longa.

Gostou?

Compartilhe com os amigos.

Ficou com dúvidas?

Deixe seu comentário ou nos envie um e-mail mkt@cebrom.com.br

Fontes: https://www.portalsaofrancisco.com.br/corpo-humano/sistema-imunologico / http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=321

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui