Fisioterapia Oncológica saiba a importância dessa especialidade

0
54

Pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico podem apresentar disfunções ou sequelas e o fisioterapeuta oncológico surge como peça fundamental tanto no processo de prevenção quanto no de reabilitação do paciente oncológico.

O fato é que o tratamento com fisioterapeuta deve iniciar-se tão logo o câncer seja diagnosticado, devendo ser planejada a cada etapa do tratamento, ele deverá acompanhar todo processo do início ao fim, em meio ao tratamento é de responsabilidade do fisioterapeuta diagnosticar as disfunções produzidas pela doença e pelo tratamento, e aplicar a reabilitação, escolher e adequar as técnicas de tratamento, é de extrema importância o papel dele na equipe multidisciplinar.

O fisioterapeuta atua junto as  cirurgias de mama, cabeça e pescoço, tumores ósseos e de partes moles, coluna, cirurgias pélvicas e tóraco abdominais e também durante o tratamento de radioterapia e quimioterapia.

Sua atuação é primordial quando o paciente se encontra com presença de dor persistente, fibroses, retrações e aderências cicatriciais, encurtamentos musculares, diminuição de amplitude do movimento das articulações e membros, osteoporose, neuropatias, presença de linfedema quando há esvaziamento ganglionar, alterações respiratórias, trismo, falta de controle motor, incoordenação, fraqueza muscular, incontinência urinária entre outros.

São as terapias aplicadas por esse profissional que irão manter os segmentos corporais bem alongados, com boa força muscular , controlar a dor, melhorar a função pulmonar, prevenir a presença de inchaços e evitar a inatividade no leito.

O fisioterapeuta oncológico irá aplicar técnicas de  drenagem linfática, técnicas de enfaixamento, exercícios físicos e de alongamentos, eletroterapia, terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, técnicas para analgesia entre outros.

O CEBROM dispõe em sua equipe uma especialista na área, e você pode agendar sua avaliação com a Dra. Fernanda Ribeiro Cardoso de segunda a sexta-feira das 07h00 às 20h00 no (62) 3265-0400.

Cuidar,sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui