Endoscopia Digestiva

0
127

O que é a Endoscopia Gástrica?

Endoscopia, significa olhar dentro. A endoscopia digestiva é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato digestivo objetivando o diagnóstico e eventualmente o tratamento de patologias que porventura o acometa.

Como acontece?

É realizada basicamente com anestesia tópica a base de spray de anestésico local, em geral lidocaína, na base da língua e orofaringe visando minimizar o incômodo da passagem do endoscópio, bem como a ocorrência de reflexos autonômicos. Auxiliando a anestesia tópica em geral se administra sedativos variados.

Como me preparo?

Para ser feito o exame, o estômago necessita estar vazio para a análise completa. Dessa forma, por um período de oito horas antes do exame, o paciente não deve comer ou beber nada. Isso incluí até mesmo o fumo e a ingestão de água. É preciso também informar no momento do agendamento do exame sobre o uso de medicamentos, alergias e qualquer outro problema de saúde, para a verificação da necessidade de preparos adicionais.

Cuidados pós exame?

Você deverá ficar sob observação até que os efeitos do medicamento usado tenham passado. Por isso, no dia do exame é necessário que você vá acompanhado, pois não poderá dirigir ou tomar qualquer decisão. Seu poder de julgamento e de reflexos podem ficar afetados por um certo tempo, por isso reserve esse dia apenas para a realização da endoscopia. Ao término do exame, a garganta pode ficar um pouco irritada e ter a sensação de gases na barriga, isso ocorre porque no momento do exame o médico introduz ar dentro de seu estômago.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui