Dicas de lazer para pacientes em tratamento

0
43

O Câncer é uma doença que, não muda somente a vida do paciente, mas também de todos os familiares e amigos. Existem inúmeros relatos de pacientes mencionando a tendência que as pessoas têm de se afastar dos mesmos, em consequência das limitações físicas e alimentares, frequentes durante o tratamento.

Preparamos algumas dicas de lazer para você que está em tratamento, conseguir conviver bem com seus familiares e amigos, afinal, é possível e necessário ter momentos de lazer para confortar a alma e o coração.

Ao planejar uma viagem é necessário escolher o destino com atenção aos locais que possuam uma boa infraestrutura e, também, locais com assistência médica acessível, tendo em vista, a ocorrência de alguma emergência. Ter um momento com si mesmo é sempre importante, porém, se a viagem for para um local distante e com um longo prazo de duração é fundamental um acompanhamento especializado e, claro, com um amigo ou familiar sempre ao seu lado.

Lembre-se sempre de respeitar seus limites, se atentar a sua medicação e alimentação e, claro, ter pausas para descanso. No portal Oncoguia está disponível um checklist detalhado para viagens que poderá ajudar muito e, para complementar, o portal sempre em família traz ótimas dicas de destino.

Agora, falando sobre lazer em Goiânia – Goiás, confira as dicas:

• Museu de Arte de Goiânia
Mais de 700 obras de arte tais como: pinturas, gravuras, esculturas e arte popular, disponíveis para visitação de terça a sexta-feira, horários de 09:00h as 12:00h e das 13:00h as 17:00h. Aos sábados, domingos e feriados o funcionamento é das 08:00h as 18:00h. Endereço – Rua 1 nº 605 St. Oeste.

Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga
Com grandes obras de arte do nosso estado, além de uma interessante coleção de artesanatos indígenas, artefatos e documentação histórica. Localizado na Praça Cívica nº 13, Centro. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 08:00h as 18:00h, sábados e domingos das 09:00h as 15:00h.

• Museu Pedro Ludovico Teixeira
Antiga casa do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, foi tombada pelo Patrimônio Histórico. Dispõe de uma coleção de móveis e objetos do ex-governador com 1.836 peças expostas, mais de 1000 fotos, 2000 mil livros e 800 documentos. Localizado na Rua 25, esquina com Av. Dona Gercina Borges Teixeira, Centro. Funciona de terça-feira a domingo das 09:00h as 17:00h.

• Museu Antropológico
Localizado na Av. Universitária nº 1.116 St. Universitário, com funcionamento de terça a sexta-feira das 09:00h as 17:00h, dispõe de uma rica coleção de material etnológico e arqueológico dos caminhos das tribos indígenas da nossa região.

• Memorial do Cerrado
Esse não tem entrada gratuita, mas seus preços são bem acessíveis e poderão ser conferidos pelo telefone (62) 3946-1723. Espaço de exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do cerrado. O memorial reúne espaços que representam as diversas forma de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. São eles: Museu de História Natural, Vila Cenográfica de Santa Luzia, Aldeia indígena, Quilombo, Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa e Trilhas ecológicas. O funcionamento é de terça-feira a domingo das 08:00h as 12:00h e das 13:00h as 17:00h. Endereço: PUC Goiás – Campus II, Avenida Bela Vista, Km 2, Jardim Olímpico.

Outras dicas são os parques, onde se curte um bom descanso na sombra ou um leve banho de sol. Alimentos e bebidas são permitidos e são locais perfeitos para piqueniques, mas não se esqueça de seguir a prescrição do seu nutricionista. Indicamos o Parque Flamboyant, o Parque Areião, o Parque dos Buritis e o Jardim Botânico. Não podemos esquecer o Parque Zoológico.

Também tem as opções das feiras livres, presentes nos bairros e em locais já tradicionais da cidade, tais como, a Feira da Lua, a Feira do Cerrado e a Feira do Sol.

Vale sempre lembrar que ingerir bastante líquido e respeitar os limites do seu corpo, fazendo pequenas pausas para descanso, é importante.

Ser feliz e curtir momentos com amigos e familiares é primordial!

Compartilhe com todos e deixe sugestões de lazer no seu comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui