Dia Mundial de Combate a AIDS

0
1

Sim dezembro para o CEBROM é o mês de prevenção ao Câncer de Pele, mas nesse primeiro dia do último mês do ano não poderíamos deixar de juntar a nossa voz ao alerta do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma data que já comemora 30 anos de cuidados.

Apesar de todos esses anos de luta, de conscientização e educação a AIDS ainda é uma realidade, porém podemos dizer que hoje 75% das pessoas portadoras vivem em estado sorológico, mas a meta é que ate 2020 esse número aumente para 90% de forma que eles recebam tratamento e os mesmos se tornem indetectáveis, que é o estado onde a pessoa não transmite o vírus e consegue ter uma qualidade de vida sem manifestar os sintomas. No Brasil são quase 600 mil pessoas recebendo tratamento, e deles 92% já estão com carga viral indetectável.

Mas ainda precisamos falar sobre prevenção, afinal de contas os esforços acima estão sendo realizados para tratar aqueles que já estão contaminados, mas precisamos então é evitar o aumento de contaminações.

COMO PREVENIR?

A principal forma de prevenção é o uso da camisinha (masculina e / ou feminina) em todas as relações sexuais, e pasmem, apesar de ser distribuída gratuitamente nos postos de saúde, ainda existem pessoas fazendo sexo sem proteção.

Outras formas de prevenção:

  • Utilizar seringas e agulhas descartáveis;

  • Usar luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;

  • Seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê;
  • Não amamentar o bebê em caso de AIDS.

Lembre-se que o HIV é transmitido por meio do sangue, mas também de outras secreções da vagina e esperma e também do leite materno.

ALGUNS SINTOMAS

Ao entrar no seu organismo ele irá enfraquecer o seu sistema imune, causar febre, mau estar, perca de peso, tosse seca, dor de garganta, e geralmente os sintomas aparecem de 3 a 6 semanas da contaminação.

Sempre enfatizamos que o melhor caminho é sempre a prevenção, e prevenir-se não é somente em relação ao Câncer, mas também a AIDS, afinal de contas Câncer tem grandes chances de cura, mas a AIDS tratamento de forma a que chegue ao estado sorológico.

Previna-se, use sempre camisinha e faça exames constantes.

Estamos sempre ao seu dispor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui