CEBROM no movimento Outubro Rosa – mês de prevenção ao Câncer de mama

0
48

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, sobre a importância do diagnóstico precoce e proporcionar maior acesso aos exames e tratamento e assim contribuir para a redução da mortalidade.

Durante todo mês de outubro o Cebrom disponibilizará conteúdo informativo e preventivo via redes sociais @cebromoficial e por aqui em nosso blog, e também em nosso canal do YouTube com vídeos específicos para melhor compreensão da população para auxiliar a população a entender mais sobre o assunto, e assim auxiliar que a comunidade goiana entenda mais sobre os tumores que atingem mulheres e em proporções menores os homens.

O #OutubroRosa divulga informações sobre esse tipo de câncer, que não tem apenas uma causa, mas sim fatores de risco ambientais, comportamentais, história reprodutiva e hormonal, fatores hereditários e genéticos, e que sabe-se que quatro em cada cinco casos ocorrem em mulheres a partir dos 50 anos.

O Câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do Câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Ministério da Saúde e INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano. Estima-se que até o final de 2018 cerca de 60 mil mulheres de nosso país irão ser diagnosticadas com Câncer de Mama. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade. Também precisamos alertar a população do sexo masculino, afinal de contas, o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Compartilhe nosso blog com todas amigas, vamos fazer esse movimento se tornar tão grande que os casos de Câncer vão ser diagnosticados precocemente e o número de morte de mulheres diminuirá!

Contamos com você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui