Câncer é possível prevenir?

0
285

Em nosso primeiro post, desvendamos um pouco os mistérios do Câncer. De acordo com nosso corpo clínico, uma das indagações mais frequentes feitas pelos pacientes nos consultórios é: Tem como prevenir o Câncer?

Diversos estudos são realizados ao longo dos anos e, podemos ajudar com orientações úteis que, com certeza, te ajudarão a manter as suas células em ordem.

Confira e acompanhe todos detalhes:

  1. Tenha sempre uma alimentação saudável;
  2. Mantenha o peso adequado ao seu biotipo;
  3. Não fume e se fumar pare agora mesmo!
  4. Pratique esportes pelo menos 3 vezes por semana;
  5. Cuidado com as bebidas alcoólicas, se beber, que seja com moderação;
  6. Se for se expor ao sol, use filtro solar;
  7. Faça um checkup, no mínimo, anualmente;
  8. Cuide do meio ambiente em que vive;
  9. Matenha sempre suas vacinas em dias;
  10. Mulher, não esqueça o autoexame das mamas e nem do Papanicolau.

Essas dicas, apesar de serem básicas, por incrível que pareça, a maioria das pessoas ou se esquecem, ou acham que nunca acontecerá com elas.

Ter uma alimentação saudável, manter o peso e praticar esportes pelo menos 3 vezes por semana, vai muito além de ter um corpo bonito, uma barriga sarada ou músculos exuberantes. Essas dicas são realmente valiosas na prevenção do Câncer. Coma mais frutas, legumes e verduras e, menos alimentos gordurosos, enlatados e salgados. Procure comer cinco porções ao dia de frutas, legumes e verduras. Prefira alimentos cozidos ou assados em vez de frituras. Praticar esportes é o mesmo que manter atividade física e consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim. E controlar o peso é importante, pois o excesso de peso está associado a vários problemas de saúde, entre eles, hipertensão, diabetes, infarto, derrame e Câncer. O excesso de peso na infância e no início da vida aumenta a chance de obesidade na vida adulta.

Não queremos que você vire santo ao pedir que beba com moderação. Pesquisas apontam que, quantidades moderadas de bebida alcoólica (um drinque por dia para as mulheres e dois para os homens) reduzem o risco de infarto, porém, foi comprovado também, que o álcool contribui para o risco de desenvolvimento do Câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

O sol é rico em vitamina D sim, mas é importante evitar à exposição entre 10h e 16h, e se isso realmente for necessário, use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

A prevenção sempre foi a melhor solução, principalmente para alguns tipos de Câncer, como o de mama, colo do útero e intestino grosso (cólon). A realização de exames preventivos, periodicamente, a partir de certa idade, diminui o risco de morte por estes cânceres. Converse com seu médico sobre esses exames. Mas, independentemente da idade, é importante realizar os principais exames pelo menos 1 vez por ano.

Enfatizamos que existem cuidados e prevenção e o Cebrom está à sua disposição. Conheça o nosso Corpo Clinico, confira nossa cobertura e agende já sua consulta e exames

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui