Câncer de Colorretal: entenda tudo sobre

0
40

Setembro é o mês dedicado à prevenção do Câncer de colorretal, uma doença que acomete o intestino grosso, cólon e reto.

 

O que é?

O Câncer de colorretal se desenvolve a partir dos pólipos intestinais, que são  alterações causadas na mucosa do intestino e que crescem na parede do cólon. Essas alterações associadas a “modos de vida não saudáveis” como alimentação ruim e vida sedentária e/ ou a predisposição genética, com o passar do tempo, podem sofrer modificações e transformar-se em Câncer.

 

Mas o que causa?

As causas ainda estão sendo estudadas, mas o que pode-se dizer é que existem fatores de risco que aumentam ou agravam as chances de desenvolvimento desse tipo de Câncer, que hoje é o terceiro mais comum entre os homens brasileiros e o segundo entre as mulheres.

 

Quais são os fatores de risco?

Pode até parecer redundância, mas alimentação correta e exercícios físicos previnem não somente  o Câncer de colorretal mas diversos outros tipos, isso, sem falar que evitar o tabaco e o álcool também traz proteção ao corpo. Homens e mulheres, a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver o Câncer de colorretal. Também é necessário conhecer o histórico familiar, pois, pessoas que tenham parentes em primeiro grau com esse tipo de Câncer tem maior chance de desenvolvimento.

 

Os principais sintomas

  • Evacuação das fezes com sangue;
  • Dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração;
  • Alteração no ritmo intestinal;
  • Emagrecimento rápido e não intencional;
  • Anemia;
  • Cansaço e fraqueza.

É de extrema importância conservar bons hábitos e fazer acompanhamento frequentemente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui