Movimento Outubro Rosa: sinais e sintomas

0
25

Continuando o #MovimentoOutubroRosa, vamos falar de sinais e sintomas.

Anteriormente trouxemos um post especial da Dra. Elisa Sousa de C. Bastos CRM 15057, nossa mastologista, onde ela fala o que é,  o que causa e quais são os fatores de risco, leia aqui.

Só para relembrar, o Câncer de mama é uma doença que resulta da multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Se você quiser entender um pouco mais saiba que já falamos sobre isso em um vídeo que você pode conferir clicando aqui. Há vários tipos de câncer de mama, e alguns deles se desenvolvem rapidamente e outros não, porém a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Leia também Dicas sobre o Câncer de Mama

A Dra. Elisa já nos contou que existem os fatores de risco comportamentais e ambientais, os fatores hormonais reprodutivos e também os hereditários e genéticos, e agora vamos então apontar os cinco principais sintomas / sinais, e não se esqueça, encontrando um ou mais destes sinais procure já um mastologista:

Leia também Entenda sobre mastologia e sua real importância 

1. Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor.
2. Alterações no bico do peito (mamilo).
3. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
4. Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
5. Saída de líquido anormal das mamas.
Não se esqueça que a prevenção da doença é diferente do diagnóstico precoce, vale lembrar que a mamografia detecta precocemente uma doença já instalada e a prevenção é importante para não deixarmos a doença aparecer. A forma de prevenir é manter hábitos saudáveis como alimentação de qualidade, realizar atividades físicas regulares, diminuir consumo de álcool, combater sobrepeso e obesidade, ter sono recuperador, momentos de lazer e viver a vida com satisfação.
 
CEBROM
Cuidar, Sempre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui